sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Como as operadoras de celular poderiam ganhar com um novo modelo comércio


A tecnologia de transferência de dados já existe em todas as operadoras de celular atuais, mas não é exatamente comum encontrar pessoas que a utilizem pra valer ou serviços que justifiquem seu uso. Ao meu ver utilizar dados em dispositivos móveis é o que há, isso pode facilitar muita coisa e criar muitos negócios, mas é pouquíssimo utilizado atualmente.

Uma coisa pra lá de interessante seria a venda de aparelhos que apenas poderiam utilizar planos de dados e não ligações. As empresas já vendem dados ilimitados a menos de 100 reais mensais, o que é mais barato que internet a cabo, o que acho um valor muito bom por uma internet móvel.

Claro que estes aparelhos devem ser especiais, não devem parecer celulares e tem de incorporar muitos recursos para valer a pena pro consumidor. Mas ai que está a idéia, não é no aparelho e sim nos recursos.

Sinto falta imensa de estar no ônibus ou no carro e ouvir a minha rádio online, escutar um podcast. Com este pacote de dados eu poderia simplesmente acessar e ouvir ou baixar o que quisesse. Vale lembrar que as pessoas passam cerca de 90 minutos diários no transito, o que é um bom esperdício de tempo, que poderia estar sendo usado para se divertir, checar e-mail, fazer negócios ou simplesmente matar tempo fazendo qualquer outra coisa ao alcance da internet.

Não ficaríamos limitados a apenas isso, temos uma imensa gama de outras possibilidades já existentes e outras milhares que podem surgir com o advento da internet portátil. Um serviço que eu gostaria de criar é o de monitoramento das unidades do transporte público.

Hoje mesmo estava no ponto de ônibus, esperando, por longos minutos, até que o vermelhão passasse. Sei que demoro uns 5 min pra chegar no ponto, mas quando ele vai passar é sempre um mistério, já que confiabilidade de horários não é bem o forte do transporte na minha área. O recurso que surgiu deste martírio seria algo como visualização do horário em que o próximo “busão” fosse passar ali, desta forma eu poderia calcular com precisão quando sair de casa. Sei que o meio de transporte está a 5km do meu ponto, saio poucos minutos do trabalho ou de casa, só o tempo de não perder.

Muito legal seria poder acompanhar o estado do trânsito, temperatura em vários pontos da cidade, ver se o ingresso de cinema daquele filme está esgotado, ou simplesmente baixar o mapa da minha localidade para achar o endereço daquele lugar que eu preciso ir, mas não sei chegar.

Outras coisinhas como falar e mandar mensagens, obviamente, poderiam estar disponíveis, afinal, temos vários comunicadores (msn, icq e afins) e programas de IP Phone (vide skype) que usam nada mais que dados.


2 comentários:

Adilson Teixeira da Silva disse...

Interessante o que se passa na cabeça de alguém enquanto espera um ônibus. Gostei muito.

Anônimo disse...

já tem táxi com internet no rio de janeiro www.taxiamarelinho.blogspot.com
depois vc deixa um comentário por lá