quinta-feira, 21 de junho de 2007

Ônibus em Belo horizonte

Estou eufórico com a chega das férias na faculdade. Não é sempre que acontece (2 vezes por ano), finalmente vou ter tempo de executar aquele projeto de trabalho ou dormir 8 horas seguidas, isso sim é vida.

Atualmente faço uma jornada de 8 horas de trabalho em 2 estágios e faculdade durante a noite, ta certo que muita gente faz isso, mas com certeza é muito. A falta de tempo pra tudo é crítica. O grande problema não é nem a quantidade de trabalho(que tem sido grande) tanto em aula quanto no ganha-pão, mas sim o deslocamento, principalmente o transporte público.

É impressionante quanto tempo perdemos no trânsito, se usa o transporte público então nem se fala. Para chegar no primeiro estágio demoro cerca de 1:30h dentro de um ônibus lotado, sendo que de carro seria apenas um terço disso, pouco tempo depois perco mais 20 min indo até o segundo estágio e ainda tem mais ou menos 1 hora pela frente indo até a faculdade e olha que ainda tem a vam ou carona ou de novo o busão pra se voltar pra casa. Nesta brincadeira vão mais de 3 horas do meu dia, tempo que na minha opinião seria bem melhor aproveitado ficando em casa, até mesmo para trabalhar ou estudar.

Acredito no trabalho em casa, penso que as empresas deveriam adotar sistemas de trabalho remoto para muitos de seus empregados. Gosto de ter um lugar físico para ir trabalhar, mas o fato de estar engessado no modelo de horas atual é um grande martírio. Sonho com o dia que vou ter minha própria empresa sediada, de preferência, em minha casa onde os empregados só aparecem uma vez por semana ou então quando tem uma demanda que não conseguem resolver de onde estão.

Realmente vejo futura neste tipo de atividade. Além dos benefícios óbvios para o trabalhador, como mais tempo com família há benefícios para a empresa que arca com gastos menores com energia, felicidade dos funcionários é certamente maior, estrutura do local e dependendo até equipamento se desgastam menos.

No meu caso, no primeiro estágio trabalho atualizando a Intranet da empresa (a melhor intranet dentro todas as dos Correios no país inteiro, uhuuu), grande parte das demandas acaba vindo de pessoas que nunca vi e só nos falamos por e-mail ou tel, certamente fazer isso em casa seria bom. No segundo, (www.grupolewa.com.br) agência recente de publicidade de BH, atualmente trabalho no site(provisório) e faço atendimento e planejamento, lá tenho uma autonomia maior e acredito que quando crescer mais um pouco vai melhorar ainda mais. Lá nem preciso ir, mas como estou próximo é mais conveniente ir para lá.

Quando aproveitei a autonomia e trabalhei de casa, acho que nunca trabalhei tanto. Me tranquei no quarto e dei raça, mas precisei de muita força de vontade, o ambiente não era exatamente propício, apresentava muitas distrações que felizmente foram contornadas. Foi o suficiente para ver que pra se trabalhar em casa realmente é necessário um espaço só para isso e também muita disciplina e equipamento.

Só para constar: Escrevi este texto e deixei para terminar depois, não é que hoje pra voltar pra casa depois do estágio demorei das 19:00 às 21:00, acho que nunca fiquei tanto tempo no mesmo ônibus. E pra completar a cidade não tem nem 30Km de linha de metrô que por acaso está de greve por tempo indeterminado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que dependendo da empresa em que trabalha é lucro fazer o serviço de casa. Mas nem todas são capazes de fazer isso. Quanto ao transporte você reclama muito pq vc ainda não mora na cidade grande né meu bem....hahahaha...to zuando hein..bjos

Unknown disse...

Tem tanta coisa ridicula nesse pais horroroso que nem dá pra escolher o que xingar. Vou pegar "seu" taxi pra andar na pista central da Av. Antonio Carlos viu?