sexta-feira, 20 de julho de 2007

O poder das comunidades

Quando surgiu o orkut fui um grande usuário, com o passar do tempo fui perdendo o interesse, raramente procurava comunidades novas já que todas elas estavam infestadas de gente querendo se mostrar mais popular ou querendo popularizar um jogo do tipo “bata a cabeça no teclado e poste o que saiu” (o único que gostei), ou “o que você acha do álbum de fotos da pessoa acima?” e por ai vai.

Recentemente porém voltei a utilizar o tal, pois foi o local mais fácil para se encontrar informações a respeito de como instalar uma cópia do Mac OS (sistema operacional da Apple) no meu pc.

Outro dia dando uma fuçada em programas de modelagem 3d esbarrei em um chamado 3dbrush (muito bacana por sinal). O programa é pago, mas toda a documentação, cursos, tutoriais e uma infinidade de conteúdo é encontrado gratuitamente no site do fabricante. Eles contam também com uma comunidade que incentiva o debate sobre o desenvolvimento de itens com o programa. O grau de felicidade que tive ao encontrar passo a passo com tanta facilidade foi tremenda, em poucos minutos fiquei sabendo o que o produto era capaz de fazer e até como manusear parte das ferramentas, imagino que se tivesse lido mais e tido mais interesse poderia realmente produzir bem com ele.

Certamente criar meios para interação e ampliar o acesso a conteúdo trás para a empresa grandes benefícios, o valor que a marca gera no cliente é imenso, a visibilidade também, creio até que muitos usuários se tornam fãs da marca, eu me tornei apesar de nem usar o Zbrush. Outro grande ponto é a melhoria da próprio produto, afinal, ao acompanhar a comunidade os desenvolvedores, Relações Públicas e programadores ficam sabendo rapidamente o que os usuários e públicos que por lá navegam acham da facilidade, ferramentas específicas, aspectos técnicos, erros e bugs e até mesmo o que eles costumam gostar, fazer e outra infinidade de coisas que podem ajudar a traçar o perfil do cliente e correr atrás diretamente daquele tipo de cliente em potencial.

Certamente empresas que tem muito conteúdo e relação estreita com tecnologia se beneficiam mais com criação de comunidades, mas é possível aplicar o uso nas mais diversas áreas, chuto até que vai ser pratica tão comum quanto quadro de avisos e publicidade na TV.

Paulo Henrique Lafetá

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