segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Hoje é dia

Acontece hoje, 15/10, o primeiro Blog Action Day, se trata de um dia que os blogueiros de todo o mundo (até parece) vão postar a respeito de um mesmo assunto. Hoje no caso estaremos falando do Meio Ambiente. É o ano de estréia do projeto, o qual pretende se repetir anualmente. Quem quiser saber mais pode visitar o http://blogactionday.org/commit, ou a pagina brasileira da iniciativa www.blogactionday.com/br.

Pra não fazer feio eu vou contar a respeito de uma iniciativa bem bacana de um Biólogo Americano,Dickson Despommier. Com base na observação e pesquisa Despommier afirma que a população tem crescido e vai crescer demais e que para alimentar tanta gente, iríamos precisar de áreas do tamanho do Brasil pra cultivo de alimentos, o que é impossível.

Ele apresenta uma solução muito interessante, basicamente são fazendas em prédios, na verdade prédios fazendas que ficariam dentro das próprias cidades largos e altos para serem capazes de absorver muita luz e alimentar vários andares de plantações, além de currais e chiqueiros para pequenos animais.

Mas o que isso tem a ver com o meio ambiente? Muita coisa, o fato de instalar as fazendas dentro das cidades pode ajudar na manutenção da temperatura, diminuir o consumo de combustível dos veículos que fariam o transporte dos alimentos, aumentar a absorção do CO2 nas cidades entre outras coisas que não me lembro.

Bacana né.

Pra saber mais visitem The Vertical Farm Project.


Um comentário:

Anônimo disse...

Que loucura eu gostaria de ver algo assim.